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01/08/2012
O que faz o Assistente de Recursos Humanos?
O Setor de Recursos Humanos (Setor de RH ou de Administração de Pessoal) é parte integrante da estrutura de praticamente todas as empresas, com exceção daquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quando se trata de pequenas empresas, quase sempre a rotina do Setor de RH (contratação, manutenção e demissão de empregados) pode ser executada por um Auxiliar de RH em escritórios de contabilidade contratados pela empresa. Em todos os outros casos, o Setor de Recursos Humanos (RH) é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.
Assim, o Auxiliar de Recursos Humanos ajuda na execução de algumas funções básicas para a empresa: contratação de funcionários, controle de presença e faltas do funcionário, apontamento quanto a direitos a serem exercidos pelos empregados (férias, hora-extra, adicionais, etc.), e, por fim, trata das situações de demissão do empregado dentro da empresa.
A atividade de contratação de candidato a emprego na empresa envolve todo o processo de avaliação de necessidade de abertura de vagas para o perfil de trabalhador procurado; formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.
A admissão de funcionários é uma rotina do Setor de RH. Porém, seu papel não se encerra com a contratação, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e à sua nova função, acompanhando e supervisionando o novo funcionário.
Outra rotina do Setor de RH é o controle de frequência do empregado, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao Setor de RH efetuar o controle de frequência e utilizar o programa de cálculos de salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos no contrato de trabalho e na legislação trabalhista e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada aos Setores financeiro ou contábil da empresa.
Também cabe ao Auxiliar de RH, tratar do desligamento de funcionários da empresa, ou seja, dos procedimentos para a demissão de funcionário na empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo realizar cálculos de valores através de programa informatizado e representar a sua empresa junto aos órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.
A Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional oferece Curso de Assistente de Recursos Humanos, com o objetivo de preparar o profissional para atuar como auxiliar de recursos humanos e departamento pessoal.
O aluno Ronaldo Nardi, Gestor de Recursos Humanos relata que: “O curso foi muito importante na minha vida profissional, por justamente estar entrando na área de recursos humanos, e através do curso ter todo embasamento teórico e através da troca de informações agregar conhecimento prático. Também recomendo a quem estiver começando para ter uma boa base, e para quem já têm experiência para aprimorar e agregar conhecimento.”.