Jovem encantadense estuda a importância da Contabilidade para o sucesso das empresas

Apaixonado pela área das ciências exatas, o encantadense Cristiano Vitalli, uniu o útil ao agradável, e usou a área da contabilidade como tema do seu trabalho de conclusão do curso Técnico em Administração, da Lume Centro de Educação Profissional.

11026126_868875456522997_3026981422452320851_n

Na pesquisa, que envolveu muitos meses de dedicação, Vitalli quis mostrar a importância da Contabilidade no processo de gestão, planejamento, execução, controle e desenvolvimento das empresas. Além disso, procurou apresentar as principais ferramentas contábeis que auxiliam na tomada de decisões.

“Desde os tempos de escola sempre demonstrei maior interesse na área das exatas. Ingressando no mercado de trabalho, tive uma experiência de seis anos no setor financeiro e no momento atuo no setor logístico. Não sendo novidade, no decorrer do curso, o bloco financeiro foi o que mais despertou curiosidade, tendo a contabilidade como a grande “descoberta”, área na qual pretendo continuar estudando”, explica Vitalli. Ele ainda reforça que a contabilidade é fundamental para o sucesso de uma empresa. “A contabilidade deve ser convidada de honra para uma boa gestão. O mercado está cada vez mais competitivo, sofrendo mudanças cada vez mais rápidas, então a contabilidade deve ser vista como indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer empresa, estar presente no dia a dia e não apenas para cumprir suas obrigações legais”.

Através da ferramenta Google Drive – Formulário Google – de forma objetiva e online, Vitalli encaminhou cinco questões de múltipla escolha para os participantes da pesquisa. Assim que obteve os resultados dos empresários, realizou um confronto de ideias com as referências bibliográficas.

“Muitos empresários não se dão conta, mas a contabilidade, seja de forma direta ou indireta, está ligada a todos os processos da empresa. Quando ‘alimentada’ de forma correta, ela gera e fornece a real situação da empresa, demonstra sua saúde financeira, o seu patrimônio, os ativos ou passivos, ou seja, seus direitos e deveres, auxiliando assim os empresários na tomada das decisões”.

Por meio dos registros contábeis, o empresário avalia os custos da empresa, o giro de capital, o giro do estoque, a carga tributária e uma série de informações úteis para o planejamento e gerenciamento. Isso auxilia no desenvolvimento e gera um controle sobre a vida econômica, financeira e patrimonial.

Vitalli ainda ressalta que todas as ferramentas de uma forma ou outra contribuem para o desempenho da empresa. Algumas, como fluxo de caixa e contas a pagar e a receber, são mais utilizadas. Outras, no entanto, oferecem uma análise a médio e/ou longo prazo, como o balanço patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o planejamento tributário, que anda em conjunto com o setor jurídico da empresa.

“Após todos os estudos realizados no decorrer dos três anos de curso, com mais as leituras de grandes nomes da área, não tive grandes surpresas, tive sim, ainda mais convicção da importância do setor financeiro, da Contabilidade em especial, para uma boa gestão empresarial”. Cristiano foi mais um dos formandos do curso Técnico em Administração. O conhecimento adquirido foi fundamental para que ele se sentisse seguro e confiante na área. “Para mim o curso foi e está sendo muito importante. Foi uma forma de reingressar e querer continuar estudando. Obtive um grande crescimento profissional e pessoal, com o curso Técnico em Administração, tive portas que se abriram e espero que assim continue para que eu possa alcançar todos os meus objetivos”.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Os desafios na gestão de uma empresa familiar de Muçum são pauta de trabalho de conclusão

Ao definir o tema do trabalho de conclusão, o aluno do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional, Douglas Robetti, não pensou duas vezes, e decidiu usar a empresa da família como tema de pesquisa para os seus estudos. Com o intuito de buscar aperfeiçoamento para melhorar a qualidade dos produtos, fidelizar clientes e oferecer um preço acessível, por alguns meses a Metalúrgica Robetti, de Muçum, foi estudada, comparada e avaliada.

14224915_1023879171063089_6132889954976125535_n

O trabalho iniciou em 2016. Os dados foram obtidos através da coleta de informações diárias sobre o funcionamento da empresa. Para dar forma ao trabalho, Douglas utilizou a ferramenta 5h2w. A ferramenta possibilita encontrar os problemas, auxiliar no andamento da empresa e identificar a preferência do consumidor. A análise dos dados auxiliou no aumento da produtividade, o que gerou maior competitividade no mercado e o sucesso da empresa como um todo.

“Essa ferramenta de trabalho, se bem aplicada, ajuda na resolução de pequenos problemas que causam engarrafamento na produção. No final do trabalho concluímos que os problemas são fundamentais para aproveitar melhor os recursos e criar soluções no processo organizacional da empresa. Desta forma ampliaremos nosso campo de mão de obra fornecendo prestação de serviço qualificado, visando o crescimento de nossa empresa juntamente com os colaboradores e clientes”. Para obter sucesso, Douglas ainda frisa que é fundamental entender o funcionamento da ferramenta, para iniciar a resolução de problemas pequenos, e em seguida, aprender a resolver os maiores.

O fato de ser uma empresa familiar também gerou desafios para Robetti. “Os desafios foram grandes, pois temos gerações diferentes em nosso caminho. Isso causa obstáculos, pois pensamentos novos, confrontam com antigos e muitas vezes não são os mesmos, mas nada impede de um aprender com o outro, somando as ideias para o melhor da instituição. Fiquei feliz em poder apresentar algo que vivo diariamente, mostrando certas dificuldades que tenho para gerenciar uma empresa familiar”.

Conciliar a teoria com a prática foi fundamental para aprimorar os conhecimentos e conquistar o sucesso almejado. “Comecei o curso Técnico em Administração logo após ter iniciado a empresa com meu pai, então a maioria das coisas que aprendia em aula, vivia em meu trabalho, planejando e executando conforme o aprendizado, abrindo meus olhos para o dia a dia”. Douglas Robetti foi mais um dos alunos que se formou no curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional no início deste ano.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Falta de conhecimento sobre Educação financeira é uma das principais causas de endividamento

Planejar e controlar com muita cautela os ganhos e gastos; ficar atento aos créditos facilitados para evitar compras mal planejadas; saber quais são as prioridades de compra e analisar a melhor opção de investimento, seja de curto, médio ou longo prazo, são algumas das dicas que a aluna do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional, Ivanete Zanuzzo, obteve no seu trabalho de conclusão.

IMG_7697

Desde julho de 2016, ela procurou compreender o processo e as motivações que levaram consumidores de uma empresa da cidade de Vespasiano Corrêa, à situação de endividamento e falta de crédito.

Conforme Ivanete, a organização financeira requer disciplina e mudança de hábitos. “É preciso que as pessoas entendam a importância, e se conscientizem de que o planejamento financeiro é essencial para a melhoria da vida. Além disso, ajuda a fugir do endividamento, já que a falta de dinheiro é uma grande lamentação das pessoas que não conseguem ter um orçamento controlado”.

Os dados do trabalho foram coletados através de uma pesquisa composta por dezesseis perguntas. Foram abordados vinte clientes de uma empresa de Vespasiano Corrêa, sendo 25% do sexo feminino e 75% do sexo masculino. Todos acima dos 25 anos.

No decorrer das análises, Ivanete percebeu que a falta de entendimento sobre o assunto “Educação financeira” é um dos fatores causadores do endividamento. “Muitos não sabem o que é uma ‘receita’ e uma ‘despesa’; quanto ganham e quanto gastam mensalmente. Isso gera uma desorganização no planejamento das finanças, pois muitos não fazem nenhum controle das contas a pagar e a receber. Também existe o uso do crédito, para compras mal planejadas, onde gastam mais do que ganham”. Outra constatação é a de que as pessoas não buscam informação sobre o tema. “80% dos pesquisados nunca leram sobre educação financeira e isso influencia diretamente na qualidade das decisões financeiras tomadas pelos clientes”, conclui Ivanete.

O trabalho de concussão executado em Vespasiano Corrêa foi mais uma etapa do curso Técnico em Administração, que Ivanete realizou na LUMECEP. Para ela, os ensinamentos obtidos são úteis para a empresa e também para o seu desenvolvimento pessoal. “Hoje planejo, controlo e calculo com mais facilidade. Foi uma ótima troca de experiências com colegas e professores. No trabalho sinto-me capacitada para aplicar na prática o conhecimento adquirido e me expressar de maneira clara e objetiva. Todos que pretendem empreender ou já são empreendedores deveriam fazer um curso de Administração, para entender as funções de planejamento, contabilidade, finanças, gestão de pessoas, vendas, logística, etc, enfim o que é importante para obter clareza nos seus negócios”.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Estudante Encantadense pesquisa os conflitos interpessoais existentes no comércio de Encantado e Lajeado

Os conflitos interpessoais fazem parte do ambiente de trabalho. Com o intuito de analisar como os líderes resolvem e previnem conflitos internos em suas empresas privadas, para melhorar e motivar os colaboradores, a estudante Camila Maria Borzatto realizou uma pesquisa com 24 casas comerciais de Encantado e Lajeado.

WhatsApp-Image-2017-03-15-at-07.25.59A abordagem, iniciada em julho de 2016, foi o trabalho de conclusão do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional. Os resultados foram obtidos através de questionários que também investigaram os valores, atitudes, fatores causadores, percepções e motivações do comércio.

“De acordo com os resultados apresentados na pesquisa, pode-se observar que existem diversas oportunidades na área do atendimento, à fim das empresas cultivarem um ambiente de comunicação mais predominante e assertivo. Ou seja, se o funcionário não tiver suas responsabilidades claras, definidas, há o risco de desentendimentos internos. Do mesmo modo, um gestor que não se comunica com frequência para relatar o desempenho e as oportunidades de melhoria para a equipe, corre o risco de manter um time de trabalho desmotivado”, explica Camila.

Ao fazer a relação entre a teoria e a prática, Camila pode destacar algumas dicas que evitam a ocorrência de conflitos. São elas: garantir uma comunicação clara, transparente e objetiva; assegurar que as informações sejam compartilhadas com todos os colabores, sem exceções; promover feedbacks constantes com a equipe; garantir que as responsabilidades de cada colaborador estejam claras e definidas; treinar e desenvolver a equipe sempre que possível e necessário; avaliar o desempenho da equipe e realizar reuniões mais constantes para atualizar assuntos e evitar ruídos internos.

“Durante o trabalho constatei que os chefes ainda precisam desenvolver suas habilidades de líderes. A gestão de pessoas não é uma tarefa simples, mas quando bem executada, garante os resultados positivos para qualquer negócio, afinal, sem pessoas não há resultado!”, conclui a Técnica em Administração.

Camila fez parte da primeira turma de Encantado que se formou no Técnico em Administração. Segundo ela, os ensinamentos obtidos no curso podem ser usados em qualquer área de trabalho. “Acredito que todos deveriam fazer um curso de administração, mesmo quem não irá atuar na área, para conhecer melhor seus direitos, deveres; o melhor modo de empreender; entender o famoso balancete sobre a empresa que sai no jornal; entender o que está realmente ocasionando a crise; aprender a lidar com pessoas e também entender que você não é um mero “funcionário” e sim um colaborador que faz a empresa crescer. No curso, com o passar de tempo, você acaba se identificando com uma área especifica, a minha, por exemplo, foi gestão de pessoas e foi assim que acabei escolhendo o meu tema do trabalho de conclusão. Uma dica: escolha um tema do seu interesse, que desperte a sua curiosidade, assim o trabalho não será tão maçante”.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Setor de RH é tema de trabalho de conclusão

A valorização dos recursos humanos, as estratégias voltadas para análise do perfil profissional e pessoal, o controle e planejamento da utilização do capital humano, os motivos da alta rotatividade e a insatisfação dos profissionais, foram os temas que nortearam o trabalho de conclusão da estudante Gisele Aparecida da Silva, que se formou no início deste ano no curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional.

Em junho de 2016, Gisele iniciou a metodologia15418577_581416315394060_486147182215301904_o e de agosto até novembro do mesmo ano, realizou o trabalho de conclusão. Para alcançar os resultados, ela elaborou e aplicou um questionário com três empresas de pequeno, médio e grande porte da região e em seguida fez a correlação com tudo o que aprendeu em sala de aula.

“Ficou muito claro na pesquisa, que as empresas ainda têm muita deficiência no setor de recursos humanos, pois o período de treinamento e avaliação de desenvolvimento fica muito restrito ao período de experiência dos colaboradores, que tem uma variável de 30 a 90 dias. Nas pequenas empresas, por serem empresas familiares, as dificuldades ainda são um pouco maiores, porque estas muitas vezes não tem uma visão ampla do setor de recursos humanos, que deve ir muito além de contratar e demitir colaboradores. Entre tantas outras funções, deve acompanhar o desempenho de seus colaboradores, pois os resultados positivos de uma organização estão relacionados aos resultados das pessoas que fazem parte da organização”, explica Gisele.

A área de recursos humanos engloba todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos dentro de uma organização. No momento da análise dos resultados, Gisele ficou bastante impressionada com alguns resultados. “Fiquei bastante surpresa ao ver que ainda existem empresas que não dão a devida atenção ao setor de recursos humanos, que na verdade deve ser o setor chave para uma empresa de sucesso. Tudo começa e termina no RH. Ele é o responsável por criar a fidelidade de seus colaboradores, pois o principal marketing da empresa quem faz são os colaboradores, seja ele positivo ou negativo, e o principal, ele é totalmente gratuito para organização. Então acredito que as empresas devem ter este setor bem estruturado para usar esse marketing a seu favor”.

Para alcançar resultados positivos, a técnica em administração ressalta que é importante utilizar todas as ferramentas voltadas para a gestão de pessoas. Entre as várias atividades, ela destaca o treinamento dos colaboradores, o uso correto do recrutamento, a seleção, a descrição dos cargos, os feedbacks e a avaliação de desempenho. “Essas ações vão trazer uma grande probabilidade de se atingir uma contratação de sucesso para ambas as partes, ou seja, colocar a pessoa certa no lugar certo”.

Técnico em Administração
Gisele iniciou o curso de Técnico em Administração em março de 2014. O curso proporciona quatro certificações: Diploma de Técnico em Administração no Eixo Gestão e Negócios; Certificado de Qualificação Profissional Técnica Assistente Financeiro; Certificado de Qualificação Profissional Técnica Assistente de Recursos Humanos e Certificado de Qualificação Profissional Técnica Assistente de Marketing e Vendas.

“O curso foi um grande aprendizado. Eu pude trazer muitas coisas para meu dia-a-dia e hoje tenho uma visão mais ampla, de que muitas vezes, em meio às crises surgem as grandes oportunidades. E posso dizer também que por ser na área da administração, que é uma área muito ampla, todas as experiências e as disciplinas foram válidas, principalmente para que eu me identificasse com o que quero profissionalmente”, conclui Gisele.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital