Aluna investe no ingrediente erva-mate para inovar e buscar destaque no mercado

 Erva-mate foi o ingrediente usado para criar novo produto (Fotos: Arquivo pessoal)

Erva-mate foi o ingrediente usado para criar novo produto (Fotos: Arquivo pessoal)

Criar um novo produto para se destacar no mercado. Foi com esse objetivo que Alana Paini, estudante do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional, optou pelo tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Potencial dos nutrientes da erva mate como forma de inovar o mix e impulsionar a presença da pizza no mercado”.

Alana é proprietária da Piatto Bello, empresa que atua na fabricação de pizzas, massas caseiras e pães de queijo, no município de Encantado. Ao perceber que a erva-mate já estava sendo utilizada na produção de outros alimentos, a empresária decidiu utilizá-lo para produzir sua massa de pizza e, consequentemente, fornecer mais opções ao consumidor. “Iniciei fazendo um levantamento de dados para saber se seria rentável e positivo para empresa investir nesse produto”, explica.
Durante o processo, Alana conta que encontrou algumas dificuldades entre elas inserir algo novo junto à produção já existente na empresa. “Foi necessário um esforço maior para colocar em prática, pois demanda tempo achar o preparo certo e realizar os testes para que seja bem aceito e, em paralelo, a produção não pode parar de funcionar. A escolha da embalagem do rótulo do marketing também foi um obstáculo”, relata.
A novidade foi lançada no mês passado, na Turismate, em Ilópolis. No momento está sendo feita em forma de amostragem, em eventos voltados a erva-mate e, principalmente, com os clientes da empresa.

Alana é proprietária da empresa Piatto Bello e lançou a novidade na Turismate, em novembro

Alana é proprietária da empresa Piatto Bello e lançou a novidade na Turismate, em novembro

Para ela, realizar o trabalho foi uma forma de esclarecer dúvidas na área em que está se especializando e também uma oportunidade para se destacar no mercado. “Aqui (na empresa) tenho que fazer a programação da produção, vendas, compras e atendimento ao cliente. Diariamente temos um novo desafio, uma ideia nova, pois estamos sempre em busca de novas parcerias e novas fidelizações. É importante estar atento e saber o que o consumidor procura. É necessário conhecimento para estar um passo à frente dos demais”, ressalta.

Além disso, ressalta que o curso, que visa habilitar profissionais de nível técnico ao gerenciamento de empresas, a desempenhar tarefas administrativas, gerenciais, fiscais, tributárias, financeiras e de recursos humanos, foi muito significativo para buscar seus objetivos. “Me ajudou a realizar melhorias dentro da empresa. Adquiri muito conhecimento que estão fazendo a diferença na prática e que antes não sabia como resolver. E tem também a troca de ideias, de fazer novas amizades que é muito importante em qualquer área de atuação, pois todos temos a contribuir”, finaliza.

Ao ser questionada sobre a escola LUMECEP, Alana se diz satisfeita. “Temos que valorizar, pois está em nossa cidade. Achei muito aconchegante, me senti bem neste ambiente. O ensino é de qualidade e todos os profissionais têm muito a oferecer”.

Quer saber mais sobre o curso Técnico em Administração? Acesse: www.lumeonline.com.br.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Série alunos empreendedores: conheça Rodrigo Bandeira

1) Seu nome:
Rodrigo Bandeira

2) Qual a sua profissão? Conte um pouco sobre o seu dia a dia profissional?
Sou proprietário da empresa Don Fulano sorveteria & cafeteria.
Como vocês podem imaginar, meu dia a dia é bem corrido, pois além de cumprir com todos os deveres de uma empresa, busco estar sempre atualizado nas novidades e tendências desse tipo de mercado. Mas tudo isso vale a pena, é muito satisfatório quando você recebe o reconhecimento do cliente! Cada dia é uma nova surpresa, um novo desafio, buscando sempre deixar o cliente satisfeito, esse é o legado do Don Fulano! Aproveito para deixar o convite a todos que quiserem nos conhecer. Estamos localizados na rua Barão do Rio Branco, 306 na cidade de Muçum/RS.

3) Que curso você faz na LUMECEP?
Curso técnico em administração.

4) De que forma este conhecimento influenciou na sua vida?
Influenciou em forma geral. Aprimoramos a forma de administrar a empresa, e também minha vida pessoal. Esses aspectos foram muito importantes para quem precisa estar à frente de um negócio. O marketing também melhorou bastante, recentemente resolvemos mudar o nome da sorveteria e a identidade visual como vocês podem conferir abaixo:a83eddf6-23d5-4998-844f-b68fcb399c4f (1)

5) Qual é o teu diferencial e qual é a receita do sucesso?
Como já disse antes, o meu diferencial é sempre buscar a qualificação e conhecimentos profissionais na minha área. E a minha receita do sucesso é ser persistente, buscando melhorar as vendas e satisfazendo pessoas.

6) Você indica este curso para outras pessoas?
SIM! Claro que sim, um curso bastante qualificado, que aprimora conhecimentos.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Série alunos empreendedores: conheça Alana Paini

Equipe Piatto Bello1: Seu nome?

Alana Paini

2: Qual a sua profissão? Conte um pouco sobre o seu dia a dia profissional?

Sou gestora da empresa Piatto Bello.

Meu dia a dia é bem corrido, pois tenho que fazer a programação da produção, vendas, compras, atendimento ao cliente, enfim, deveres necessários na rotina de uma empresa. Todos os dias temos um novo desafio, uma nova conquista, uma ideia nova… Sempre em busca de novas parcerias e novas fidelizações.

3: Que curso você fez na LUMECEP?

Faço o curso Técnico em Administração.

4: De que forma este conhecimento influenciou na sua vida?

Esse curso engloba tudo que envolve o cotidiano da empresa. A parte financeira, os custos, o preço de venda, logística e como transportar da melhor forma pelo menor preço sempre prezando o melhor atendimento ao cliente. Me auxiliou na gestão interna, com o relacionamento com os colaboradores e conhecimento de leis trabalhistas. Além de toda a questão do Marketing ter melhorado bastante.

5: Qual é o teu diferencial e qual é a receita do sucesso?Pizza de Erva-Mate, mais um lançamento da marca

O meu diferencial é buscar o conhecimento, me qualificar para estar à frente de dos demais.

6: Você indica este curso para outras pessoas?

Sim.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

“Você tem plantado a semente do seu futuro?” por Luciano Fontana

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

Mais um ano está chegando ao fim, e é comum começarmos a pensar no ano que se aproxima, fazendo planos e promessas, muitas vezes, pensando que tudo será diferente. Mas você sabia que o seu futuro começa hoje?

Isso mesmo, da mesma forma que para colhermos um fruto de uma árvore precisamos, primeiramente, plantar a semente, adubá-la, regá-la, esperar florescer, até que enfim, o fruto nasça e dessa forma podermos apreciar todos os sabores e benefícios que ele nos traz.

A nossa vida funciona da mesma forma, primeiro temos que plantar a semente, tratar a terra, limpar os inços para que a semente vire uma planta e possa nos dar o fruto que tanto queremos. Quanto mais tempo levarmos para plantar a semente, mais tempo levaremos para colher o fruto.

O seu futuro começa hoje! São as suas iniciativas no tempo presente que construirão o seu tempo futuro. Portanto, eu lhe pergunto: o que você tem feito hoje para construir um futuro promissor amanhã? As suas atitudes no tempo presente estão lhe ajudando a construir relacionamentos duradouros? Você tem sido a pessoa que você deseja se tornar?

Quando você chegar aos seus 80 anos, como quer ser lembrado pela sua família? Sua esposa ou esposo? Seus filhos? Amigos? Colegas de trabalho? Que referência você quer ser? Como quer ser lembrado? O que você quer deixar de positivo para as gerações futuras?

É sempre importante fazermos uma análise de onde estamos e para onde queremos ir. Aproveite esta época do ano e avalie como foi 2017 para você. Que sementes você plantou? Quais sementes você deixou de plantar? Quais não germinaram? Quais você ainda pode ou deve plantar?

Construa seu futuro agora, não espere para depois. Agradeça pelo que já conquistou, planeje o que ainda quer conquistar. Saiba perdoar e deixe-se ser perdoado. Sempre há tempo para plantar novas sementes e continuar colhendo os frutos das sementes antigas. Que o próximo ano seja iluminado para todos nós, com muitas sementes para serem plantadas e com muitos frutos colhidos.

Se você concorda, discorda ou tem uma opinião diferente, ou quiser compartilhar seus objetivos e sonhos, mande um e-mail para luciano@lumeoline.com.br. Terei o prazer em lhe responder e trocar novas ideias. Um forte abraço e até a próxima.

Luciano Fontana:
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005); Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque (2010); Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (2012). Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB (2015). Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 12 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Vendas, Administração e Finanças.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

“Você é copo cheio ou copo vazio?” – por Luciano Fontana

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

Imagine que você esteja percorrendo um caminho longo, com alguns obstáculos que lhe exigem esforço para serem ultrapassados, tudo isso debaixo de um sol forte e temperaturas altas. Você chega a um determinado percurso deste caminho e avista dois copos sobre uma mesa. Um deles está cheio e o outro vazio. Qual dos copos você escolhe para matar a sua sede?

Com certeza será o copo cheio. Mas muitas pessoas estão querendo saciar a sede com o copo vazio. No momento atual em que nos encontramos, com altas taxas de desemprego, com a economia estagnada, o mercado de trabalho se torna mais exigente e as empresas precisam contratar pessoas com o copo cheio, para saciarem a sede de crescimento e que consigam resolver as dores que estão enfrentando.

O problema é que há poucas pessoas com o copo cheio sem emprego, e há muitas pessoas com o copo vazio precisando de emprego. E aqui está o problema, as empresas acabam não contratando o candidato a vaga por não terem a segurança de que ele irá suprir a demanda que a empresa tem.

E a cada ano novos jovens ingressam no mercado de trabalho, aumentando a concorrência por uma vaga de emprego. Novamente o problema é que a maioria chega também com o copo vazio, e essa situação só faz aumentar o índice de pessoas desempregadas.

Para evitar essa situação, nada agradável, precisamos começar a encher o nosso copo mais cedo. É necessário que o jovem que ainda está na escola comece a se qualificar, busque informações sobre o emprego que deseja, conheça a realidade do mercado no qual irá ingressar, aprimore suas habilidades, saiba como pode evoluir, se interesse em buscar aperfeiçoamento e não espere que seu emprego dos sonhos venha ao seu encontro.

Nesse sentido, é importante sabermos o que queremos. Precisamos trabalhar nosso autoconhecimento. As perguntas a seguir podem te ajudar a clarificar um pouco mais sobre a pessoa que você é, e a pessoa que quer se tornar, reflita e responda para si mesmo:

Qual é a sua vocação? Que tipo de trabalho te realizaria profissionalmente? O que você faz bem? O que você gosta de fazer? O que você não gosta de fazer? Qual é o teu diferencial? Quais são os teus desejos profissionais? E pessoais? Qual é o seu maior sonho? Quem você quer se tornar? Os conhecimentos que você adquiriu até hoje são suficientes para que alcance seus objetivos? O que mais você deve buscar? Que conhecimentos lhe faltam?

Analise em que nível está seu copo, cheio, pela metade ou totalmente vazio. O que você precisa fazer para enchê-lo. As pessoas de copo cheio são referências em seu meio, a todo o momento são procuradas para resolver problemas, dar conselhos, ensinar métodos. Estão nos melhores empregos e ganham os melhores salários. Mas um dia, também começaram com o copo vazio.

Então, quem você quer ser? Copo vazio ou Copo cheio?

Se você concorda, discorda ou tem uma opinião diferente, ou quiser compartilhar seus objetivos e sonhos, mande um e-mail para luciano@lumeoline.com.br. Terei o prazer em lhe responder e trocar novas ideias. Um forte abraço e até a próxima.

Luciano Fontana:
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005); Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque (2010); Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (2012). Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB (2015). Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 12 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Vendas, Administração e Finanças.

Postado em Institucional | Deixar um comentário
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital