“Setor financeiro: gestão e ferramentas para obter resultados” é tema de TCC na Lumecep

12631478_964717813612971_1582969495448556562_nA gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados apresentados e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. Ciente desta importância, a estudante Maura Dalberto, procurou identificar a maneira com que o setor financeiro de algumas empresas de médio e grande porte de Encantado, trabalha e aplica as ferramentas para obter rendimentos eficientes e satisfatórios.

O trabalho foi a etapa final do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional. “Escolhi esta área pelo interesse nas disciplinas estudadas, pela sua grande importância e pelas técnicas trabalhadas. Meu foco principal eram empresas de grande porte da cidade de Encantado, mas pelo fato de trabalhar o dia todo e estudar de noite, não tive tempo suficiente para abranger somente empresas desse porte. Por este motivo comparei empresas de médio e grande porte, pois foram as que consegui contato mais rápido e fácil. Analisei uma de grande e duas de médio porte”.

Conforme Maura o setor financeiro é uma área estratégica, por onde passam todos os dados que auxiliam na tomada de decisões. Para isso a utilização de ferramentas é muito importante. “Todas as empresas analisadas usam diversas ferramentas de controle, registro e análise comparativa, indo da forma mais manual (excel e word) até a mais confiável e prática (sistemas), para emissão de relatórios periódicos em prazos obrigatórios de obrigação governamental e prazos aleatórios, que são solicitados pela diretoria da empresa”.

Outra constatação de Maura, é de que nas empresas encantadenses que foram analisadas, o setor financeiro depende muito de consultoria terceirizada, fornecida por escritórios de contabilidade e contadores. Isso ocorre em virtude do grande custo que um funcionário especializado gera diariamente.

“Comparando as de médio e grande porte, constatei que a de grande porte é a que está mais dentro das normas e padronizações de uma estrutura contábil, por ter profissionais da área trabalhando e consequentemente não dependendo de consultorias. Já as de médio porte possuem colaboradores não especializados, que não estudam para essa carreira ou setor. Isso não gera muitos custos, mas futuramente gerará mais gastos e rotatividade de funcionários. Me surpreendeu o fato de algumas atividades contábeis, de certa maneira fáceis de se fazer, serem atribuídas a consultorias. Algumas empresas preferem contratar funcionários que não estudam na área, para exercer funções específicas. Com isso perdem novas ideias de fundamento e conhecimento contábil, precisam de tempo para ensinar e depois perdem funcionários que poderiam ser duradouros”.

Para Maura, o curso Técnico em Administração foi muito importante. “No decorrer do curso, cada técnica aprendida agregou de forma grandiosa no meu conhecimento pessoal e profissional, me proporcionando um diferencial, comparado a outros candidatos e profissionais para concorrer em uma vaga de emprego e até na minha organização pessoal”.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

O impacto da liderança no ambiente organizacional” é tema de trabalho de conclusão

foto-eliane-correta (1)O ambiente organizacional é complexo e requer pessoas capazes de estar em constante desenvolvimento. Enquanto a liderança é o meio de alinhar os objetivos e disseminar a cultura organizacional, os diferentes estilos de liderança precisam ser analisados conforme a necessidade de cada empresa, considerando o perfil da equipe de trabalho.
Este assunto foi tema do trabalho de conclusão da estudante Eliane de Mello, no curso Técnico em Administração, da Lume Centro de Educação Profissional. Os dados foram coletados através de sites, livros e revistas. Conforme Eliane, os principais estilos de liderança são: liberal, democrático e autocrático.

“Escolhi esse assunto porque considero ser de extrema importância e venho observando que as maiores e mais estruturadas empresas, priorizam e investem no desenvolvimento dos profissionais que ocupam esses cargos. Os tipos de liderança influenciam diretamente na gestão da empresa, pois os líderes precisam alinhar os objetivos individuais da equipe. Analisei os dados usando uma linha cronológica, considerando a evolução na área do desenvolvimento humano. Com isso percebi que o papel do líder impacta positivamente ou negativamente, quando falamos em retenção de talento humano, desenvolvimento pessoal e profissional, e por se tratar de uma área onde não conseguimos ‘provar’ em cifras, é imensurável o impacto na área financeira da empresa”.

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e requer pessoas em constante transformação, líderes capazes de alinhar os objetivos individuais aos coletivos, com o intuito de disseminar a cultura organizacional e a ascensão dos negócios. A falta de consciência das empresas em relação ao papel do líder, e da importância dele no desenvolvimento estratégico, foi o que mais preocupou Eliana. “Na maioria das vezes o funcionário não sabe qual é o objetivo da empresa, e não tem noção do seu papel para atingir tal objetivo”.

Eliane de Mello integrou a primeira turma do curso Técnico em Administração que se formou em Encantado. Além de ser mais rápido, o curso técnico auxilia os estudantes a identificarem as áreas de atuação e fornecem um panorama bem amplo do mercado de trabalho. “O curso contribuiu para ampliar meu horizonte profissional e trazer novas oportunidades e desafios, e o mais importante, mudou completamente a área na qual sempre me identifiquei desde o início da vida escolar, que era a psicologia. Após o curso técnico obtive clareza e pretendo seguir estudando. Me arrisco a dizer que todo estudante de ensino médio deveria fazer um curso técnico antes de iniciar uma graduação”.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital