Palestra sobre novas tecnologias e as transformações no mercado de trabalho foi sucesso

Após a palestra Pittol e Dalla Vecchia abriram espaço para questionamento dos presentes (Foto: Vanessa Paliosa)

Após a palestra Pittol e Dalla Vecchia abriram espaço para questionamento dos presentes (Foto: Vanessa Paliosa)

O mestre em Matemática Pura, doutorando em Modelagem da Matemática e, atualmente, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rodrigo Dalla Vecchia, apresentou em Encantado a palestra “Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: as mudanças que transformarão o mercado de trabalho”.

O evento, promovido pela Lume Centro de Educação Profissional (LumeCep), aconteceu na noite desta terça-feira (22), na própria escola, contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre elas alunos e empresários da comunidade e região.

A palestra teve por objetivo aproximar as pessoas da realidade que as novas tecnologias estão impondo bem como mostrar as projeções do futuro, principalmente, com relação à área da educação e de trabalho. Além do mais, visou proporcionar uma possível busca de preparação para essas transformações.

Inicialmente, Dalla Vecchia apresentou o cenário mundial. “São coisas que estão acontecendo a nível mundial, estadual e até regional. Eu quis trabalhar aqui a ideia da mudança causada pelas novas tecnologias, e da resistência que nós seres humanos temos. Teremos que nos adaptar, pois querendo ou não vamos conviver com essa nova era”, relata.

Além disso, conforme o professor, a maneira de trabalho atual sofrerá um grande impacto. “Por exemplo, há estudos que comprovam que uma máquina consegue ter um diagnóstico mais preciso de que o próprio médico. Existem 5% de erro da máquina contra 30% do homem. Não significa que o profissional irá desaparecer totalmente, mas perderá espaço no mercado”, destaca. No entanto, nada pode ser afirmado, apenas que há indícios de que um cientista de dados será uma profissão muito requisitado e exigirá que ele seja diferente.

Ele explicou também sobre os três fatores que considera a base para esta mudança: “Big Data é a concentração de um grande volume de dados onde é aplicado informações não apenas de pessoas, mas do governo, indústria, educação, transporte, seguros, saúde, energia, agricultura, entretenimento e bancos, considerando então a ‘internet das coisas’, pois engloba vários segmentos; e Machine Learning que é a ferramenta para melhorar a experiência das pessoas em suas atividades diárias, otimizar processos, entender comportamentos e cruzar informações visando resolver as mais variadas problemáticas”, explica.

Conforme Dalla Vecchia, esses aspectos estão ligados a indústria 4.0, que é considera, pelos cientistas, a quarta revolução industrial. Causada por robôs integrados em sistemas ciberfísicos e marcados pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas essa nova era tende a transformar o mercado de trabalho e demais segmentos.

“Estaremos imerso de qualquer maneira, mas fica a dica de buscar conhecimento sobre o assunto a fim de tentar se identificar. O próximo passo é se envolver com problemas voltados a essa área e tentar buscar soluções. É uma mistura dos aspectos mencionados anteriormente. É um conjunto, entre teoria e pratica. Entender a dor e tentar através de ferramentas encontrar uma saída, isso dá um match muito interessante”, afirma Dalla Vecchia, ao relatar qual o primeiro passo para quem deseja seguir nesta nova era.

Por fim, o cientista da computação, desenvolvedor de web e coordenador do curso Técnico de Informática, Eduardo Pittol, abriu espaço para questionamentos dos presentes.

Conforme Pittol, o conteúdo apresentado por Dalla Vecchia entre outros objetivos foi inspirar as pessoas, fazendo uma ligação da realidade para com o que será trabalhado em sala de aula. “Muita coisa vista aqui hoje será mostrado durante as aulas, tanto na teoria como na prática, pois nosso foco é preparar profissionais para o mercado de trabalho”, relata. A escola terá uma parceria com empresas da região, para que os acadêmicos tenham maior oportunidade de emprego.

“É muito útil e valido essa troca de experiência”

O proprietário da Alfa Sistemas de Anta Gorda, Leonardo Zanella, esteve presente no evento junto de mais três colaboradores. Para ele obter informações desse tipo é fundamental e ajudará estar preparado para o futuro. “A LumeCep está de parabéns por iniciativas como essa, pois essa troca de experiência e informação, tanto com o Eduardo como o Dalla Vecchia, é muito útil e valido”, destaca.

“Já estamos trabalhando na manutenção dos sistemas atuais e existem projetos de desenvolvimento que vem de encontro ao que foi tratado aqui hoje”, diz Zanella, que garante que a empresa, que desenvolve sistemas para organizações, sites e aplicativos, pretende estar preparada para essa nova era, seguindo as tendências para não ficar parado no tempo e poder satisfazer as necessidades dos clientes.

“As informações aqui apresentadas fez despertar ainda mais meu interesse pela informática”

O primeiro aluno matriculado no curso Técnico de Informática, Diego Bernardon, também acompanhou a palestra e suas expectativas foram superadas. “A indústria 4.0 e as novas tendências é algo que eu já venho pesquisando e as informações aqui apresentadas fez despertar ainda mais meu interesse pela informática”, destaca.

Formado em Ciências Contábeis, Bernardon almeja agregar conhecimento para área em que já atua. Além disso, está apostando no técnico “para ver se esse realmente é o caminho que eu quero seguir, pois sempre gostei dessa área“, conta.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Aluna utilizou a ferramenta importância x desempenho de Slack para desenvolver seu TCC

Em janeiro, Ana Paula recebeu o certificado em gabinete (Foto: Arquivo Pessoal)

Em janeiro, Ana Paula recebeu o certificado em gabinete (Foto: Arquivo Pessoal)

Como intuito de comparar as ações realizadas pela organização e a forma como impactava os colaboradores, Ana Paula Possebon viu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a oportunidade para entender os fatores de motivação com relação a ambos os envolvidos.

Conforme ela, a escolha do tema surgiu durante o projeto. “Já trabalho nesta área de vendas e é visto que no comércio falta muita motivação, nem todas as empresas utilizam de ferramentas com seus colaboradores”, conta.

Durante o processo a administradora relata que a maior dificuldade foi encontrar material bibliográfico para embasar seu trabalho. “Foi desafiador, pois não há muito conteúdo voltado para motivação de venda”.

Ana Paula, motivada pelo orientador, utilizou a ferramenta de importância x desempenho de Slack e aplicou junto aos colaboradores da loja, através de entrevista. “Tanto os funcionários como o gerente estiveram dispostos a me ajudar na pesquisa”. E ela garante que todo esforço valeu a pena. “Apesar do receio por nunca ter usado essa técnica foi muito válido, pois aprendi muito, houve grande retorno e vi, também, como uma oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi durante o curso”, afirma.

Por fim os objetivos foram alcançados. Ana Paula concluiu que tanto o gestor quanto os colaboradores atualmente são motivados pela comissão das vendas, mas percebeu “que não é só isso, eles querem muito mais que um salário. Querem mostrar seu potencial e serem reconhecidos”, enfatiza.
Além disso, afirma que o trabalho refletirá diretamente na sua vida profissional. “Foi um desafio, assim como é no dia a dia dentro de uma empresa. Nada vem de graça e tudo tem um preço, por isso temos que estar preparados pra enfrenta-los visando crescer cada vez mais”, destaca.

Questionada sobre realizar o Técnico em Administração Ana Paula se diz satisfeita. “O curso foi importante porque adquiri muito conhecimento e isso ninguém poderá me tirar. Passei por muitas experiências, me dediquei ao máximo para aproveitar cada minuto de aula, pois isso seguirá comigo pra sempre”, conta.

“Aproveito para agradecer a todos da escola. Uma ótima estrutura, excelentes profissionais, todos sempre atenciosos. A oportunidade de ter a LumeCep em nossa cidade é única, pois se eu tivesse que ir até outro município estudar eu não iria pelo deslocamento. Devemos aproveitar e valorizar o que é daqui”, relata.

Saiba mais:

Importância x desempenho de Slack é uma ferramenta que pode ser utilizada para a identificação dos atributos classificados como qualificadores e como ganhadores de pedidos e, ao mesmo tempo, avaliar o desempenho de organização comparando-a aos seus principais concorrentes.

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Pesquisa sobre a satisfação dos clientes de agência bancária é tema de TCC

 Ana Claudia que sempre se interessou pela área de marketing e vendas optou por abordar o assunto em seu TCC (Foto: Arquivo Pessoal)

Ana Claudia que sempre se interessou pela área de marketing e vendas optou por abordar o assunto em seu TCC (Foto: Arquivo Pessoal)

Um estudo realizado pela consultoria J.D. Power, divulgado em 2011, apontou que clientes estão insatisfeitos com os serviços prestados pelas agências bancárias no Brasil. No entanto, aqui no Vale do Taquari, a realidade é outra.

A Administradora Ana Claudia de Oliveira Paulino através de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), buscou saber a satisfação dos clientes com relação ao atendimento e serviços de um banco situado no município de Muçum, onde na época era funcionária, constatou que a opinião do público neste município é diferente. “Optei por fazer um trabalho relacionado ao atendimento e medir o grau de satisfação dos clientes, porque sempre me interessei pela área de marketing e vendas”, justifica.

Ao fim, percebeu-se que a empresa tinha um resultado satisfatório, mas com alguns pontos a melhorar. “Alcancei minhas expectativas e notei como é importante o atendimento e a relação de uma entidade com o cliente. Mudanças são necessárias e tendo em vista a opinião do público essas melhorias com certeza podem ser realizadas. Foi uma experiência valiosa, pois sempre gostei desta área e é onde busco seguir na minha carreira profissional”, destaca.

Com relação ao processo do trabalho, Ana Claudia contou com a colaboração dos funcionários e dos clientes do banco, mas a ajuda do orientador foi fundamental. “Por ter esse retorno de todas as partes foi uma etapa tranquila, porém como em qualquer atividade houve algumas dificuldades que agora considero importantes para o meu desenvolvimento e que com a ajuda do professor Guilherme Sheuermann foram superadas”, relata.

A muçunense iniciou o curso sem ter certeza de que Administração era o caminho que gostaria de seguir. Porém, ao longo da formação acadêmica, percebeu a relevância do aprendizado em sala de aula. “Foi uma etapa sensacional e ao mesmo tempo de esclarecimentos, pois não sabia o que fazer. Várias portas se abriram e hoje tenho certeza que me encaixe perfeitamente nesta profissão. Tudo que aprendi em aula está sendo relevante para realizar o meu trabalho no dia a dia”, comenta.

Ana Claudia recebeu o canudo no dia 20 de janeiro e se diz satisfeita com a escola. “A LUMECEP foi acolhedora e sempre muito profissional. É uma escola de respeito, que tem um valor imenso tanto em relação aos cursos oferecidos quanto ao ensino e seus profissionais”, disse.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário

Rodrigo Dalla Vecchia ministra palestra sobre mudanças ligadas as transformações tecnológicas

Rodrigo é mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática

Rodrigo é mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática

A LumeCep promove, no dia 20 de fevereiro, às 19h, palestra com  o mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática, Rodrigo Dalla Vecchia. O evento será realizado na escola, na rua Borges de Medeiros, nº 25, em Encantado, e é aberta ao público.

A palestra, com o tema “Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: as mudanças que transformarão o mercado de trabalho”, têm o objetivo de compreender as principais transformações que estão ocorrendo em nível de mundo e de Brasil e os impactos que a tecnologia já está trazendo e trará no mercado de trabalho. “Os dias de hoje são marcados pelo grande volume de dados disponíveis em rede. Entretanto, principalmente por meio da Internet das Coisas, esse volume tende a aumentar drasticamente. Esse aumento de dados e de conexões, aliados a técnicas de Machine Learning e Big Data, proporcionam um momento ímpar de transformação na sociedade, impactando em todos os principais setores, tais como Governo, Indústria, Educação, Transporte, Seguros, Saúde, Energia, Agricultura, Entretenimento e Bancos. Por meio dessas técnicas, está sendo possível melhorar a experiência das pessoas em suas atividades diárias, otimizar processos, entender comportamentos e cruzar informações visando resolver as mais variadas problemáticas”, explica, Dalla Vecchia.

A ideia é apresentar o tema em três etapas. “No primeiro momento abordarei o cenário mundial e as transformações que já estão ocorrendo. Após, com cases do Rio Grande do Sul, São Paulo e aqui da Região mostrarei como essa realidade não está distante da gente. Por fim, falarei das perspectivas desse novo mercado visando a forma de ensino e aprendizagem, relata.

O professor explica que existem fortes indícios de que a tecnologia irá impactar de forma radical o mercado e, em 2020, isso já será percebido, “principalmente em função da inteligência artificial”, destaca.

Além disso, o palestrante, que trabalha em parceria com grandes empresas e indústrias, pretende provocar as pessoas a pensarem com relação ao ensino proporcionado nos dias atuais. “Nossa escola, o curso, como aprendemos hoje irá suprir as necessidades de mercado em todos os âmbitos da sociedade no futuro?”, questiona.

Interessados em participar devem confirmar presença através do e-mail, até o dia 19 de fevereiro, enviando seu nome completo, telefone e cidade para atendimento@lumeonline.com.br ou pelo telefone 3751-6812. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado à entidade Associação Pró-Menor Encantado – AME.

O palestrante

Rodrigo Dalla Vecchia é mestre em Matemática Pura pela UFRGS e doutor na área de Modelagem Matemática pela Unesp de São Paulo. Trabalha como professor nos níveis de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado.

Atualmente, é professor do departamento de Matemática da UFRGS. Desenvolveu soluções matemáticas/computacionais para otimização de processos e resolução de problemas tanto para empresas de TI e Startups quanto para o setor industrial envolvendo Pesquisa Operacional, Big Data, IoT, Machine Learning, Data Cleaning, Forecasting, Otimização em Marketing, BI, estatística e modelos de tomada de decisão para  e-sports.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Projeto Lume Kids segue com inscrições abertas

Durante o encontro professores se apresentaram aos pais e falaram sua metodologia de ensino (Foto: Divulgação)

Durante o encontro professores se apresentaram aos pais e falaram sua metodologia de ensino (Foto: Divulgação)

Os encontros, com carga horária de 100 horas, acontecem semanalmente, no turno inverso ao da escola, das 8h às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min, e tem duração de três horas e meia.

Na terça-feira (6), pais de alunos interessados no projeto estiveram reunidos com os professores na LumeCep. O encontro teve por objetivo apresentar as competências desenvolvidas ao longo do processo, conteúdos a serem trabalhados em sala de aula e o material didático a ser utilizado bem como esclarecimento de dúvidas.

Na oportunidade, os responsáveis também conheceram o corpo docente, onde cada professor explicou a sua metodologia de trabalho.

Interessados em realizar a matrícula ou obter mais informações sobre a Lume Kids – Construindo o Amanhã podem acessar site www.lumeonline.com.br/cursos/lumekids-construindo-o-amanha ou através do telefone (51) 3751 6812.

As aulas iniciam no dia 12 de março e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Pesquisa e experiência possibilita acadêmica identificar como ser um bom líder

Juliana recebeu o diploma no dia 20 de janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Juliana recebeu o diploma no dia 20 de janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Atuando há cinco anos como líder na empresa Di Hellen Cosméticos, Juliana Melo da Silva buscou, através do Trabalho de Conclusão de Curso, identificar qual a melhor forma de liderar equipes em empresas que, atualmente, sofrem constantes mudanças. “Como líder e com base nas minhas experiências profissionais não podia escolher outro tema que me desse tanto prazer em falar. Liderar faz parte do meu dia a dia e desempenho esse papel com muito carinho”, relata.

O primeiro passo foi realizar um levantamento de dados onde puderam ser identificados diversos estilos de liderança e qual o impacto de cada um sobre os colaboradores. A partir disso, a aluna uniu a teoria com a experiência adquirida ao longo desses anos. “Cada líder com quem eu trabalhei como liderado e os que eu passei a ter contato como líder tinham suas particularidades. Por ter vivido dos dois lados eu tinha conhecimento da reação dos colaboradores com cada tipo de líder e até mesmo como eu me sentia estando no papel de colaboradora. Buscar informações de como esses lideres agem teoricamente e juntar minha vivencia foi o grande desafio deste trabalho”, revela.

Segundo Juliana, ao longo do processo pode se auto avaliar. “Ao mesmo tempo em que pesquisava cada estilo de liderança eu procurava entender em qual me encaixava. Avaliava cada situação e a forma de reação que ela exigia. Aproveitei deste período para melhorar meu desempenho e de minha equipe”, conta.

Ao final do tcc o objetivo foi alcançado e concluiu-se que é necessário buscar as características positivas de três lideranças. “Dos vários estilos de liderança existentes, abordei os três que acho principais e mais utilizados: autocrático, democrático e liberal. Neste período busquei me identificar em um estilo, mas acabei notando que tinha característica dos três dependendo da situação em que me encontrava. Concluí então que o líder age de acordo com a situação e de acordo com o grupo que ele trabalha, pois o papel fundamental do líder é saber desenvolver e guiar seus liderados”, explica.

A administradora, que recebeu seu diploma no dia 20 de janeiro, explica que o trabalho realizado veio a somar ainda mais para desempenhar a função de líder onde atua. “O trabalho me tirou do automático, me deixou mais pensativa, comecei a buscar pontos positivos e negativos em cada líder com que tinha contato, passei a rever minhas atitudes. Busco sempre fazer o melhor pela minha equipe e pela minha empresa, o líder influencia muito. O liderado precisa estar seguro para desempenhar bem o seu trabalho e o tcc me deu essa visão”, afirma.

Com relação ao curso, Juliana fala que passar por esta formação foi além de suas expectativas. “Ele (o curso) te dá um conhecimento de todos os setores da empresa. Inicie querendo aprender mais na área de liderança e acabei aprendendo sobre Relações Humanas (RH), qualidade e logística que são setores ligados diretamente ao setor que atuo e que eu não tinha ideia de como funcionava”, enfatiza.

“Quando comecei o curso a LUMECEP não tinha ainda a estrutura que tem hoje, mas sempre teve ótimos professores e ensino de qualidade, com preço acessível e horário adequado para quem trabalha como eu, pois ir à outra cidade estudar  não seria possível. Vi na LUMECEP a oportunidade de me especializar”, relata.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Trabalhos de Conclusão de Curso - Técnico em Administração | Deixar um comentário
12
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital