“Trick-or-treat”? Da onde vem a tradição do Halloween?

sJXdqM1

O Dia das Bruxas é uma celebração que ocorre com relevância nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido.A origem do evento vem do fato de 31 de outubro marcar o fim oficial do verão. A data também representa a última colheita do ano e início de armazenamento para o inverno, além do retorno dos rebanhos aos pastos.

Diz a lenda que o povo celta acreditava que os espíritos de todos que morriam ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para “possuir” no próximo ano. O povo celta acreditava que o mundo dos espíritos se misturasse com o mundo dos vivos, devido às leis de espaço e tempo.

Para evitar a presença desses espíritos, as pessoas se fantasiavam de maneira horripilante, apagavam as fogueiras de suas casas, decoravam com objetos assustadores (usavam abóboras para desenhar rostos) para que dessa forma suas casas se tornassem um ambiente pouco atraente para as criaturas do “outro mundo”.

O Halloween foi introduzido nos EUA pelos irlandeses em 1840, que imigravam para lá em busca de oportunidade, já que a Irlanda passava por crise de fome e destruição.

A palavra Halloween deriva de “All Hallow’s Even” (Noite de Todos os Santos), data celebrada pelos católicos no dia 1º de novembro.

E a tradição de “trick-or-treat”? A brincadeira de “doces ou travessuras” vem de um costume europeu em que no dia de Finados , os cristãos saiam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos. A cada bolo ganhado, a pessoa fazia uma oração para parente finado do doador.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Faltam 100 dias para os 10 anos da LUMECEP

Faltam 100 dias para os 10 anos (Foto: Michele Tonezer)

Faltam 100 dias para os 10 anos (Foto: Michele Tonezer)

A Lume Centro de Educação Profissional iniciou a contagem regressiva para comemorar os 10 anos do educandário. Nesta terça-feira (31), faltarão apenas 100 dias para celebrar uma década de compromisso com a comunidade regional. Durante este período mais de 12.000 alunos já estudaram ou ainda possuem algum vínculo com a Instituição. Além disso, atualmente 27 pessoas, entre professores e funcionários, doam seu tempo para que a Instituição possa contribuir com o desenvolvimento regional.

“Já trabalhávamos com educação desde 2005, e víamos uma necessidade na região de termos uma escola que trabalhasse a formação profissional. Então em 2008 fundamos a Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional LTDA, que mais tarde (2015) virou a Lume Centro de Educação Profissional – LUMECEP”, conta o diretor da Escola, Luciano Fontana.

Muitas atividades devem ser realizadas durante o ano de 2018 para comemorar a data. “O aniversário de 10 anos é uma marco importante para nós e desejamos fazer de 2018 um grande ano, com grandes novidades e que possamos festejar estes 10 anos ao longo dos 12 meses do ano”, explica Fontana. O diretor ainda acrescenta que a meta da Escola é ser a principal referência na área de educação profissional do Vale do Taquari.

Saiba mais:

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

Diretor da Escola Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

A Lume Centro de Educação Profissional atua na capacitação e qualificação de pessoas que estão em busca de aprimoramento e evolução pessoal ou profissional. As atividades estão baseadas na disciplina, ética, organização e entusiasmo. Para isso, possui uma equipe que está em constante desenvolvimento proporcionando o aperfeiçoamento das pessoas e organizações. A meta da instituição é formar, capacitar e desenvolver pessoas e organizações com método inovador e criativo de ensino através de treinamentos, palestras e consultorias traduzindo nossa prestação de serviços em excelentes resultados pessoais e profissionais.

A LUMECEP oferece uma grande variedade de cursos. Na área Técnica são proporcionados os Técnicos em Administração, Enfermagem e Informática. Além disso, têm cursos específicos na área da Informática, como o Excel Avançado, Design Gráfico, Illustrator, Autocad, Promob e Informática Administrativa. Na área comportamental tem Boas práticas, Dicção e Oratória, Auxiliar Veterinário, PNL, Vendas, Elétrica Residencial, Elétrica Industrial, Preparatório para o ENEM e Secretariado. Na área de idiomas são oferecidas aulas de Inglês. Outro diferencial é o Projeto Lume Kids, que conta com a participação de crianças de 5 a 14 anos. Elas tem aulas de Informática, Inglês, Educação Financeira e Liderança.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Formatura da segunda turma do Técnico em Administração da LUMECEP ocorre em janeiro

WhatsApp Image 2017-10-23 at 14.09.00

Formandos do Técnico em Administração (Foto: Rodger Timm)

Os efeitos do desemprego no Brasil começaram a ser sentidos em 2015, quando o crescimento da economia, que já era baixo, passou a ser negativo. Conforme pesquisa divulgada pelo Blog do Enem, a taxa de desocupação para os jovens de 18 a 24 anos chegou a 25,7% no final de 2016, mais do que o dobro da média nacional, que era de 11,8%.

A preocupação com estes índices acelerou a busca pela qualificação, principalmente por cursos técnicos. Com o intuito de melhorar este cenário econômico e proporcionar mais opções de aperfeiçoamento, em 2013, a Lume Centro de Educação Profissional começou a oferecer o ensino técnico. Atualmente 153 alunos estão cursando o Técnico em Administração ou Enfermagem. Em 2018, a Escola inicia as atividades do Técnico em Informática.

Caroline Togni faz parte destes números. Ela encontrou no Técnico em Administração, os conhecimentos que precisava para aprimorar o seu desenvolvimento profissional e pessoal. “Na época eu ainda não havia identificado minha área de interesse, buscava um curso de menor duração na área administrativa e cursava Gestão de Micro e Pequenas Empresas, foi então que a Lume começou a divulgar o Técnico em Administração. A possibilidade de obter experiências na área, a praticidade por ser em Encantado e o baixo investimento foram fatores determinantes para que eu optasse pelo curso”.

Caroline Togni

Caroline Togni (Foto: Rodger Timm)

Conforme Caroline a administração é a base de qualquer empresa. Em virtude disso, possuir conhecimentos na área administrativa faz toda a diferença, principalmente em períodos difíceis. “O curso me possibilita vivenciar experiências das quais tenho visões e percepções diferentes das que tinha antes, sendo possível aplicar os conhecimentos adquiridos, desde simples tarefas do dia a dia, até situações mais complexas, me permitindo incorporar posturas e ações de acordo com o que a administração ensina, além de estar sendo essencial para meu desenvolvimento profissional e pessoal”.

Além destas perspectivas, o Técnico em Administração auxilia os jovens a terem lucidez na escolha da profissão ou no comando do próprio empreendimento. É o caso da aluna Alana Paini. “Optei pelo curso, pois é na minha cidade, achei o preço acessível e tem menos tempo de duração comparado a uma faculdade, não se tornando cansativo. Além disso, proporciona um conhecimento semelhante a uma faculdade, com professores, estrutura e um corpo docente de qualidade. Consigo enxergar novas oportunidades e auxílio nas dificuldades de administrar uma empresa nos dias atuais. De uma forma geral consigo administrar com mais capacidade”.

Prova de togas

Alana Paini (Foto: Divulgação)

Alana Paini (Foto: Divulgação)

Caroline e Alana fazem parte da segunda turma que irá se formar em Encantado. A solenidade deve acontecer no mês de janeiro de 2018. No sábado (21) ocorreu a prova de togas. “A formatura é um momento sempre muito aguardado. Nos damos conta de que esta trajetória esta chegando ao fim, lembramos de toda a caminhada ao longo do curso e a ansiedade só aumenta. Representa a celebração de uma grande conquista, a sensação de dever cumprido, de meta alcançada e isso compensa todos os esforços dedicados. É um privilégio poder vivenciar este momento que será sempre lembrado com muita alegria”, comenta Caroline.

O momento também está sendo muito aguardado por Alana. “A formatura representa mais uma etapa da vida que está sendo concluída, ou o início para almejar novos saberes. Representa a vontade de me qualificar e estar um passo a frente”.

Saiba mais:
No Brasil, segundo o Senai, a formação técnica chega a 6% dos jovens de 16 a 24 anos. Nas 34 nações mais desenvolvidas, a média dos jovens fazendo educação profissional é de 35%, de acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Pelo curso ser pioneiro em Encantado, convidamos a coordenadora do curso Técnico em Administração da LUMECEP, Taís Zorttea, para explanar um pouco mais sobre a formação.

1) Em que locais um profissional formando no curso Técnico em Administração pode trabalhar?
Taís Zorttea – Um profissional formado no curso Técnico em Administração pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, desempenhando atividades administrativas, gerenciais, fiscais, tributárias, financeiras e de recursos humanos e, até mesmo, abrir o seu próprio negócio.

Tais Zorttea (Foto: Divulgação)

Tais Zorttea (Foto: Divulgação)

2) Qual é o diferencial do curso da LUMECEP?
Taís Zorttea – Buscamos oferecer qualificação, profissionalização e atualização aos alunos, visando sua inserção e melhor desempenho no mercado de trabalho. Nossa metodologia de ensino foi pensada e estruturada, visando uma formação ampla, onde o aluno é sujeito ativo da sua aprendizagem, preparando-o para novas oportunidades profissionais.

3) Quais são as vantagens de fazer um curso Técnico em Administração?
Taís Zorttea – Os cursos técnicos são uma ótima oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou, adquirir novos conhecimentos. O curso técnico em administração da LUMECEP é oferecido de forma concomitante ou sequencial ao ensino médio, permitindo que cada aluno escolha quantas disciplinas pode cursar.

Além disso, cito mais algumas vantagens, que considero as mais importantes: curso de curta duração: com uma formação rápida e prática; retorno financeiro: uma pesquisa realizada pelo Senai revelou que a formação técnica consegue aumentar a renda de um trabalhador em até 24%; mais certeza na hora de escolher um curso superior: a formação técnica proporciona o conhecimento mais prático e maior segurança na escolha do curso superior; aulas práticas: proporcionando um aprendizado mais eficaz, voltado ao mercado de trabalho e menor custo, pois o curso técnico da LUMECEP tem o menor investimento da região.

Mais informações sobre os cursos técnicos podem ser obtidas no site www.lumeonline.com.br ou através do fone: 3751 6812.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

“Planejamento Estratégico, Operacional e o Orçamento Empresarial” – por Guilherme Scheuermann

Professor Guilherme Scheuermann (Foto: Divulgação)

Professor Guilherme Scheuermann (Foto: Divulgação)

Gostaria de iniciar este artigo lhe fazendo alguns questionamentos: é possível planejar e estabelecer metas quando não há um objetivo claro e específico? Por que você faz o que faz? Quais são as suas motivações, objetivos e sonhos? Refletir sobre estas questões é fundamental para definir seus próximos passos. Conforme Sêneca, “não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir”!

A partir da reflexão, pode-se concluir que é muito importante saber onde se pretende chegar para planejar o caminho a percorrer. Neste contexto, a realidade dos empreendimentos não é diferente da vida pessoal, nas empresas também há a necessidade de definição de um propósito. Os anseios, objetivos e valores pessoais dos sócios são traduzidos na missão, visão e valores do empreendimento tornando-se as premissas básicas que nortearão o planejamento estratégico.

Entende-se que é no planejamento que são estabelecidas as ações da empresa com o objetivo de aumentar a competitividade da organização para o alcance de seus propósitos. Para Kwasnicka (2012), a intenção destas projeções está em traçar ações a serem desempenhadas para que seja possível ter vantagens competitivas perante seus concorrentes. Conforme Nogueira (2014) esse é motivo pelo qual a organização precisa manter seus olhos atentos ao mercado, ao cenário econômico, social, político e as preferências de seus clientes.

No planejamento operacional, ocorre à determinação dos recursos necessários para o cumprimento dos objetivos. Trata-se de um processo importante que determinará o êxito da gestão estratégica. Padoveze & Taranto (2009, p.3) definem orçamento como “[…] o ato de colocar a frente aquilo que está acontecendo hoje. Mais especificamente, é a expressão quantitativa de um plano de ação que se caracteriza como um modelo de programação de atividades”.

Portanto, pode-se definir orçamento como “[…] uma técnica de alocação eficiente de recursos e que tem como principal objetivo permitir realizar o plano estratégico da empresa com um mínimo de esforço”. Consiste em demonstrar de forma numérica o que os acionistas da empresa determinaram através do planejamento estratégico (SÁ, 2014, p.1).

Já imaginou se você pudesse ver com antecedência os resultados obtidos com algumas mudanças postas em prática? Antes de qualquer coisa, é importe salientar que não há como prever com 100% de certeza o que acontecerá a partir de mudanças estratégicas. Porém, pode-se gerenciar somente àquilo que é medido. Logo, o fato de quantificar o planejamento da empresa e verificar os resultados contribui para corrigir as rotas em tempo hábil e chegar o mais próximo possível das expectativas.

No decorrer do caminho é necessário acompanhar os números realizados e compará-los aos projetados, isso ajudará a identificar custos e despesas elevadas ou desnecessárias. Também, é possível projetar mais de um cenário e traçar ações de correção de rota com mais facilidade quando o desempenho não estiver de acordo com o esperado.

Da mesma forma que ter propósito claro e definido é necessário para realização de suas metas pessoais e também dos empreendimentos em geral, a utilização do orçamento também pode contribuir com o controle dos gastos pessoais e familiares. Pequenos ajustes e adaptações são necessários, mas a utilização e finalidade são as mesmas.

E então, quais são os planos para 2018? Ampliar a fábrica, construir um centro de distribuição, expandir as vendas, quitar dívidas, trocar de carro, comprar uma casa, realizar a viagem dos sonhos, ter filhos… Enfim, indiferente de quais sejam os seus objetivos, analise suas receitas e a maneira como utiliza os recursos, seu propósito o ajudará a definir as prioridades. Esse é o ponto de partida para a elaboração das metas e do orçamento.

Referências Bibliográficas
KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6. ed. 8ª Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2012.

NOGUEIRA, Cleber Suckow. Planejamento Estratégico. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2014.

PADOVEZE, Clóvis Luis. TARANTO, Fernando Cezar. Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

SÁ, Carlos Alexandre. Orçamento Empresarial: novas técnicas de elaboração e de acompanhamento. São Paulo: Atlas, 2014.

 

Guilherme Scheuermann  é Contador, Especialista em Finanças e Controladoria, concluindo Especialização em Docência na Educação Profissional e aluno do curso de Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates.

Trabalha na Contabilidade da Costaneira Arno Johann S/A, empresa do segmento varejista de materiais de construção, proprietário da Scheuermann Consultoria Empresarial e professor na Escola Lume Centro de Educação Profissional.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Emoção e criatividade marcam a 1ª Noite dos Pais do Projeto Lume Kids

Alunos do Lume Kids (Foto: Michele Tonezer)

Alunos do Lume Kids (Foto: Michele Tonezer)

“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino”. Este pensamento norteia as atividades do projeto Lume Kids da Lume Centro de Educação Profissional. O projeto que está sendo desenvolvido há dois anos, oferece aulas de inglês, informática, educação financeira e liderança. As aulas de lideranças são baseadas no programa “O Líder em Mim”, que tem conteúdo, metodologia, material didático e treinamento voltados para o aprendizado da liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Com o intuito de estimular este espírito da Liderança, na noite da terça-feira (24), em torno de 100 alunos organizaram a Noite dos Pais. A atividade, que foi marcada pela emoção e criatividade, aconteceu no auditório Itália do Centro Administrativo Municipal. Durante o evento, através de teatros e canções, os educandos apresentaram o que aprenderam durante as aulas de Inglês e do programa Líder em Mim.

Crianças encantaram nas apresentações (Foto: Michele Tonezer)

Crianças encantaram nas apresentações (Foto: Michele Tonezer)

“A primeira Noite dos pais teve como objetivo apresentar para as famílias o desenvolvimento e o aprendizado do Programa O Líder em Mim e inglês promovendo uma alegre confraternização entre todos. Foram apresentações incríveis, lideradas e conduzidas com muita dedicação pelos nossos alunos do Projeto Lume Kids. Cumprimos o nosso objetivo e criamos sinergia celebrando este momento. Com a atividade também procuramos reforçar a importância da presença da família nestes momentos escolares, pois a família é a base de tudo”, comenta a professora Marília Lancini.

A importância da família foi facilmente percebida pela grande presença dos familiares, que observavam atentamente as apresentações. “A noite foi bem interessante. Tudo o que a nossa filha faz sempre nos interessa. Qualquer aprendizado é uma vitória”, comentam os pais Sara Luiza Jora e Fabricio Zandonatto. Eles são pais da Ágata, que tem 10 anos e interpretou a Chapeuzinho Vermelho. “Todo mundo gostou das apresentações e essa foi uma forma de animar as pessoas. Eu estou gostando muito das aulas e aprendendo o máximo que eu posso”, comenta Àgata Cristina Zandonatto.

O crescimento dos alunos já é percebido pelos pais. “Foi tudo bem bacana. É bem construtivo o que eles estão aprendendo e isso ajuda eles a se expressarem, perderem a vergonha. Meu filho participa do projeto há dois anos. Percebo que ele evoluiu muito, tem sinergia, desejo de ajudar os outros, e é proativo”, destaca Juliana Valer Scartezini, que tem o filho de sete anos no projeto.

Esses resultados são comemorados pela escola. “O projeto Lume Kids tem o objetivo de trabalhar o protagonismo em nossos alunos. Queremos que cada aluno seja o ator principal da sua vida. E para isso trabalhamos ferramentas de desenvolvimento, como foi a entrega de pareceres feita pelos alunos no primeiro semestre e a noite dos pais, um evento totalmente pensado e planejado pelos alunos”, comenta o diretor Luciano Fontana.

Fontana cita uma frase do programa líder em mim. “Seja um guia, não um juiz. Seja um modelo, não um crítico. Seja parte da solução, não parte do problema’. Nos reunimos não para julgar e sim para apoiar, não para criticar e sim para aplaudir, não para causar um problema, mas sim para descobrirmos as soluções. Se adotarmos este pensamento, talvez a gente possa ajudar com que as pessoas evoluam e cresçam cada uma do seu jeito e no seu tempo”.

Mais informações sobre o Projeto Lume Kids podem ser obtidas no site www.lumeonline.com.br/cursos/lumekids-construindo-o-amanha ou através do fone: 3751 6812.

Texto: Portal Região dos Vales

Postado em Institucional | Deixar um comentário

“Como organizar suas tarefas e ser mais produtivo nos estudos” – por Patricia Froner

Patricia Froner (Foto: Divulgação)

Patricia Froner (Foto: Divulgação)

Fazer um curso técnico, aprender outro idioma, fazer cursos de informática são ótimas dicas para você ter uma nova profissão ou criar novas oportunidades dentro ou fora da empresa. Mas para isso, é preciso ter tempo, foco e disciplina.

Nosso dia é tão cheio que falta tempo: trabalhar, estudar, curtir a família, cuidar da casa, ter uma vida social, descansar, ir e vir. E o jeito como organizamos isso é o que vai nos dar mais tempo para fazer tudo aquilo que é importante para nós, para nossa vida pessoal e profissional. E aqui a disciplina é a chave do sucesso.

A classificação das tarefas é o primeiro passo para criar uma rotina sadia e produtiva. Primeiro: faça uma lista com tudo que você faz durante o dia e todas as coisas que você precisa fazer. Divida suas 24 horas em: tempo para trabalhar, estudar, descanso, transporte. O que sobrou? E no final de semana? O que você precisa fazer? O tempo é curto, não é mesmo? Como você usa este tempo escasso é que vai definir o quão bem sucedido você vai ser naquilo que é importante.

Segundo: classifique suas tarefas! IMPORTANTE é tudo aquilo que vai te ajudar a progredir na sua vida pessoal e profissional. Estudar para uma prova, arrumar uma semana para fazer um curso, para ler um livro, ou assistir alguma vídeo aula. O tempo que você passa com sua família também é relevante: passear, assistir um filme juntos ou fazer uma refeição em família (sem celular, por favor!). Cuidar da sua saúde deve ser prioridade absoluta.

URGENTES são aquelas coisas que tem prazo ou, se deixadas de lado, podem causar problemas. Quer um exemplo simples? O que acontece se você não abastecer o carro quando o indicador mostrar que o combustível está na reserva? Ou esquecer-se de pagar a conta de luz na data de vencimento?

CIRCUNSTANCIAL é tudo que pode ser feito quando sobrar um tempinho: Pendurar um quadro na parede, selecionar aquelas roupas que você não usa mais para doação.

Por último: a partir do momento que você definiu tudo isso, basta organizar o seu tempo livre da seguinte forma: 50% deste tempo para coisas importantes, 30% para tarefas urgentes e 20% para itens circunstanciais. E a partir daí, dedique seu tempo a fazer coisas que vão te deixar mais próximo do seu objetivo.

A disciplina é importante para manter a nova rotina de tarefas. E para resistir às tentações é preciso ter foco naquilo que está fazendo. Nosso cérebro tenta nos desviar para atividades mais divertidas. Porque estudar se podemos assistir um filme? Uma forma de resolver isso é dividir as tarefas em pequenas partes que podem ser realizadas em 25 minutos e dedicar toda sua atenção para o que está fazendo.

Viu como é fácil? Muitas pessoas bem sucedidas usam estas técnicas para achar mais tempo. Pare de “apagar incêndios” e comece a planejar suas atividades. Você precisa estudar, ler um livro ou fazer algum exercício do seu curso? Concorda comigo que a louça pode ficar para depois?

Patricia Froner dá palestras e workshop empresarial sobre Gestão do Tempo e Educação Financeira e é professora da Lume Centro de Educação Profissional

Postado em Institucional | Deixar um comentário
12
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital