LUMECEP realiza “Noite Cultural do Inglês”

Solange é professora de Inglês na LUMECEP (Fotos: Divulgação)

Solange é professora de Inglês na LUMECEP (Fotos: Divulgação)

Na oportunidade, um chá britânico estará sendo oferecido aos presentes. A noite cultural tem por objetivo promover conhecimento e apresentar a realidade do Inglês em outros países, por meio de experiências vivenciadas pelas professoras Carla Bregolin e Solange Zenere, de maneira informal e simples, com fácil entendimento.

O evento é aberto a toda a comunidade com entrada gratuita. Interessados em participar devem reservar vaga através do e-mail atendimento@lumeonline.com.br ou pelo telefone (51) 3751-1268, até o dia 4 de maio.

Carla é coordenadora dos cursos de idiomas e professora de Inglês na escola

Carla é coordenadora dos cursos de idiomas e professora de Inglês na escola

Conforme Solange, língua e cultura andam juntas. “No meu ponto de vista, relatos de viagens sempre despertam o desejo de aprender Inglês, além de dar oportunidade de viajar e vivenciar novas experiências”, destaca.

Carla, que também é coordenadora dos cursos de idiomas da LUMECEP, reforça a importância do evento. “Sem dúvidas é um momento diferente, onde vamos compartilhar histórias reais visando despertar o interesse e a curiosidade no Inglês. Queremos provocar as pessoas a buscarem conhecimento da língua e mostrar o quanto é fundamental para a comunicação com o mundo”, ressalta.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

O seu Canvas Financeiro!

Baierle atua como Agente Autônomo de Investimentos desde 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)

Baierle atua como Agente Autônomo de Investimentos desde 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)

Sempre que encontro uma pessoa bem-sucedida ou uma empresa financeiramente positiva eu procuro entender o que aconteceu para que esta situação tenha ocorrido, nas minhas conversas com as pessoas responsáveis pelo êxito percebo que todas…. Eu digo infinitamente todas seguem, ou desenvolveram o seu próprio sistema de gestão. Este sistema nada mais é do que uma forma simples de organizar as tarefas independente de qual e como elas sejam…Pensando nisso resolvi adaptar o Model Canvas que é um modelo de gestão estratégica que foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder, e usá-lo como um “modelo de gestão financeira”. Este modelo trabalhará 9 áreas diferentes de nossa vida financeira, vamos a elas:

Proposta de Valor: aqui a pessoa irá pensar e colocar no papel os reais motivos que o fazem acordar pela manhã e enfrentar um dia inteiro de trabalho, a pessoa precisa pensar nas coisas boas que o dinheiro nos trás e como irá desfrutar no futuro destas benesses;

Estrutura de Custos: é inevitável que você conheça exatamente quanto gasta, no que gasta e como gasta seu dinheiro, só assim irá conseguir tomar decisões qualificadas sobre o aspecto de consumo.

Estrutura de Receitas: saber quanto ganha e caso seja o seu desejo traçar estratégias de como fazer para ganhar mais. Nos ganhos não existe mágica o que existe é trabalho, empenho e qualificação.

Parceiros: precisamos listar nossos parceiros e saber o que eles podem  oferecer para que o investidor alcance os seus objetivos, as entidades financeiras da qual nos relacionamos precisam obrigatoriamente nos ajudar a conquistar nossos objetivos.

Canais de Comunicação: acordar com seu parceiro a melhor forma de comunicação ajudará a você focar no seu trabalho que é onde você deve empenhar o seu maior esforço.

Perfil de Informação: informação correta, qualificada e direcionada a sua situação irá lhe ajudar a focar naquilo que com antecedência você se propôs a construir.

O que Resolver: ter clareza no que precisa ser resolvido, qual sua dificuldade no momento? Pode ser falta de tempo, informações de qualidade ou até mesmo acesso a bons produtos financeiros;

Saber o que Conquistar: pode ser um carro, uma casa ou até mesmo a sua aposentadoria, para cada objetivo existe um produto indicado e é preciso saber qual deles é melhor no caso em específico.

Produtos: renda fixa, renda variável, multimercado e até mesmo seguro.

Infelizmente ou felizmente não sei bem dizer! Dependerá de cada caso, o que é conhecido é que não há mais espaço para amadorismo nos investimentos, cada um é responsável pelo seu próprio resultado, todos queremos ser bem-sucedidos financeiramente e para isso o melhor caminho é ter organização, tratar as finanças de forma adequada e profissional assim será possível manter uma vida equilibrada em todas as áreas.

“O meu sucesso só depende de mim e de minhas atitudes”.

Para saber mais informações contate Eder Marinho Baierle,  graduado em gestão de empresas (Univates), pós-graduado em Finanças e Mercado de Capitais (Unijuí); Agente Autônomo de Investimentos, desde 2009, Mentor Financeiro e Instrutor dos cursos de Investimentos: Aprenda a Investir o seu Dinheiro, Aprenda a Investir na Bolsa de Valores, Master Futuros e Análise Técnica para Investimentos (do Grupo SEINVESTIR, Central do Investidor e Experato Investimentos) , pelo telefone (51) 999.220.118 ou através do e-mail  eder@experato.com.br.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Como realizar um planejamento eficiente

chess-2727443_640Saber planejar as áreas da sua vida é fundamental.

Algumas pessoas que conheço, vez por outra, me comentam: “minha vida está um caos, como faço para me organizar?”

Geralmente, depois de aprofundar um pouco a conversa e descobrir os verdadeiros motivos que fizeram com que a pessoa chegasse a conclusão do “caos em sua vida”, faço a seguinte pergunta: “E se mudássemos a forma como você toma as suas decisões e fizéssemos um planejamento de acordo com os reais objetivos que importam para você?”

Neste momento entra a importância de saber fazer um planejamento eficiente. O primeiro passo é definir quais áreas da sua vida você precisa ou quer melhorar. Exemplo: pessoal, profissional, financeira, familiar, etc.

Após, devo definir o que quero melhorar em cada área. Ex.: Pessoal – estou acima do peso e quero emagrecer. Profissional – não estou satisfeito com meu atual trabalho e gostaria de mudar. Financeira – fico sem dinheiro antes de terminar o mês.

Definido isso, parto para um planejamento para cada item estabelecendo pequenas ações que me levarão a atingir meus objetivos. É importante que você seja bem específico em estabelecer a meta, defina prazos para serem cumpridos e se comprometa em realizar.

Veja os exemplos:

Pessoal: emagrecer.

Meta: Vou emagrecer 6kg em 45 dias a partir de hoje 12/04/2018 até 26/05/2018.

Por que isso é importante para mim: porque me sentirei mais saudável, disposto e animado no meu dia a dia, o que me dará mais força para atingir outros objetivos.

Que ações preciso adotar: correr 3 dias por semana, segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 19h45min. Fazer uma reeducação alimentar com apoio da nutricionista Amanda.

Pessoas ou recursos que podem me ajudar: Nutricionista Amanda, minha esposa (namorada, amiga(o), etc), meu comprometimento em seguir o cronograma e me superar.

 

 

Profissional: recolocação no trabalho

Meta: Hoje trabalho no financeiro e gostaria de atuar na área de vendas da empresa em que estou inserido. Pretendo buscar esta recolocação num prazo de 6 meses, a contar do dia 12/04/2018 até 12/10/2018.

Por que isso é importante para mim: porque me sentirei mais feliz, trabalharei no que realmente gosto, que é estar em contato com várias pessoas. Me sentirei mais livre e poderei aumentar significativamente os meus rendimentos.

Que ações preciso adotar: buscar especialização na área, através dos cursos de Assistente de Vendas, Técnica de Vendas, Pós Venda e Representante Comercial. Falar com o diretor comercial sobre a minha vontade em entrar para a equipe de vendas da empresa.

Pessoas ou recursos que podem me ajudar: diretor comercial da empresa, escola com cursos nesta área, meu comprometimento com a especialização, meu amigo e vendedor Jairo.

Nunca estabeleça mais do que três metas por vez. Quando planejo mais de três metas posso perder o foco e ficar sem saber o que priorizar, me desmotivando com muitas metas traçadas e jogando o planejamento fora.

Dica de Ouro: As metas precisam estar registradas em um lugar que você possa visualizar e acompanhar diariamente. Se você puder, estabeleça o compromisso com alguém de confiança para, mensalmente, revisa-las. Defina metas diárias que o leve em direção ao seu objetivo e comemore cada uma ao alcança-las. Isto aumentará sua confiança e motivação.

Agora é com você. Estabeleça as áreas da sua vida que quer melhorar, trace o seu planejamento e vá em frente. Se quiser compartilhar comigo ficarei muito feliz.

Muito obrigado pela sua atenção!

Um forte abraço e até a próxima.

Luciano Fontana: é empresário, diretor e sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque; Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Pós-Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB.

P.S.: Você se interessa por Ensino à Distância? A LUMECEP conta com mais de 200 cursos, entre gratuitos e pagos, em diversas áreas. Acesse nossa Loja Virtual e saiba mais.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

LUMECEP promove palestra sobre gestão financeira com Eder Baierle

Baierle atua como Agente Autônomo de Investimentos desde 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)

Baierle atua como Agente Autônomo de Investimentos desde 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o intuito de implantar a educação financeira no dia a dia das pessoas, a Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP) promove palestra com o Agente Autônomo de Investimentos, Eder Marinho Baierle, que abordará o tema gestão financeira. O evento, acontece no dia 10 de maio, a partir das 19h, junto à escola, na rua Borges de Medeiros, nº 25, no centro de Encantado.

Conforme Baierle, o objetivo é propor um modelo de gestão financeira pessoal onde qualquer cidadão possa compreender e utilizar no seu dia-a-dia, independente da formação ou classe social. “Finanças hoje em dia é algo que impacta demais na vida das pessoas e, infelizmente, não aprendemos isso nas escolas, graduações e nem nas pós graduações. Existe pouca informação sobre gestão financeira pessoal. A ideia de trazer esse importantíssimo tema se dá porque cada vez mais o brasileiro tem sérias dificuldades de ter uma organização financeira de forma profissional. Essa gestão nada mais é que organização e trabalho nas áreas que são essenciais, para que se obtenha sucesso e que não venha sofrer com falta de recursos no futuro”, destaca.

Ele irá apresentar o assunto e por meio de exemplos, cases vivenciados durante os 12 anos que já vem trabalhando com o mercado financeiro, fazer com que as pessoas consigam visualizar as nove áreas que necessitam de atenção e cuidado para obter resultados fantásticos, com foco naquilo que precisa ser desenvolvido. “Encontro muitas pessoas que como eu estão preocupadas com as situações das famílias, quais as consequências a falta de dinheiro traz, o medo de cair na saúde pública, de não conseguir com que seus filhos estudem, de não colocar em prática o seus sonhos. Quero expor, por meio de modelos de gestão que algumas pessoas seguem e que realmente faz com tenham mais organização, consigam visualizar um futuro mais próximo, planejar com clareza o que estão querendo. É encontrar com facilidade o que está dificultando a sua vida financeira e dá um passo para a mudança”, explica.

Interessados em participar devem confirmar presença através do e-mail, marketing@lumeonline.com.br até o dia 08 de maio, enviando seu nome completo, telefone e cidade ou pelo telefone 3751-6812. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade do município.

O palestrante

Eder Marinho Baierle é graduado em gestão de empresas (Univates), pós-graduado em Finanças e Mercado de Capitais (Unijuí); Agente Autônomo de Investimentos, desde 2009, Mentor Financeiro e Instrutor dos cursos de Investimentos: Aprenda a Investir o seu Dinheiro, Aprenda a Investir na Bolsa de Valores, Master Futuros e Análise Técnica para Investimentos (do Grupo SEINVESTIR, Central do Investidor e Experato Investimentos).

Postado em Institucional | Deixar um comentário

“Fazer parte da história da LUMECEP é motivo de orgulho”

Hennig é professor há mais de três décadas (Foto: LumeCep/Arquivo

Hennig é professor há mais de três décadas (Foto: Arquivo/LumeCep)

Nossa segunda personalidade, em comemoração aos 10 anos da Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP), celebrado no dia 7 de fevereiro, é o professor Carlos Hennig. Em entrevista, ele revela alguns momentos marcantes e quais mudanças ocorreram durante esses anos atuando junto à escola.

De que forma surgiu o contato com a escola?

Carlos: Meu contato inicial com a escola ocorreu de forma profissional, quando o diretor da instituição (então coordenador) Luciano Fontana convidou-me para ministrar aulas de Português no primeiro curso preparatório para concursos oferecido na época.

Relata sobre o teu trabalho, momentos marcantes junto à LUMECEP.

Carlos: Antes de atuar na LUMECEP, lecionei por 24 anos em escolas de ensino regular. Encontrava-me frustrado e não mais pretendia trabalhar com educação. Menciono esse fato porque o convívio e a interação com esta instituição de imediato devolveram-me a autoestima e a percepção de que, a partir de planejamento e propostas sérias, a educação para a cidadania acontece. Embora este seja o aspecto pessoal mais marcante, há muitos outros, como termos colaborado para a aprovação de muitos alunos em concursos públicos (inclusive uma pessoa em 1º lugar), a oferta de cursos rápidos em diversas áreas, a aprovação de cursos técnicos e o reconhecimento da comunidade regional. Também são marcantes os encontros informais da equipe de trabalho e colaboradores, pois apesar de serem momentos descontraídos, o respeito sempre está presente, o que ratifica a postura ética da instituição.

O que mudou de 2008 a 2018? 

Carlos: Na verdade, 2007. Ocorreram muitas e grandes mudanças do momento inicial até o presente ano. Lembro que a então denominada Lume era subdividida em uma equipe de eventos e outra de cursos. Esta inicialmente ofereceu cursos na área da informática, em uma saleta. Em outra sala, também pequena, era atendida a primeira turma de curso preparatório para concursos, através de convites e divulgação realizados corpo a corpo pela cidade. Em poucos meses a escola precisou locar espaço físico maior, pois as turmas aumentavam, além de oferecer também o estudo da língua inglesa. O passo seguinte foi a oferta de cursos técnicos e, agora, em suas instalações atuais, disponibiliza uma gama de auditórios, salas de reuniões, salas burocráticas, biblioteca, recepção e até cantina.

Logicamente não é o espaço físico que determina a qualidade de ensino, mas exemplifiquei desta forma porque no caso da LUMECEP ele demonstra a expansão e o crescimento da instituição.

O que significa fazer parte dessa história?

Carlos: Fazer parte da história da LUMECEP é motivo de orgulho. Nessa engrenagem de ensino e estudo eu sou apenas um colaborador que ministra aulas de Português, mas sei que para cada encontro das diversas disciplinas e cursos há um grande trabalho e engajamento de uma equipe sintonizada e comprometida com a ética, com a qualidade e, principalmente, com a valorização humanística.

O que tens a dizer à LUMECEP por esses 10 anos?

Carlos: Primeiramente preciso engrandecer a equipe de trabalho pela determinação, ética e profissionalismo com que atua, sempre buscando inovações e fomentando possibilidades de crescimento em cursos que corroboram aos anseios dos alunos e demandas do mercado de trabalho. Em segundo, agradecer pelo privilégio de fazer parte desse time, pois sinto-me sempre muito bem ambientado e reconhecido pelo trabalho desenvolvido. Finalmente, declarar que são raras as instituições de ensino que apresentam tão grande crescimento em poucos anos, tanto quantitativa como qualitativamente.

Ano a ano a LUMECEP se supera; portanto, parabenizá-la por seu décimo ano de sucesso não é nenhuma lisonja, mas sim o reconhecimento de um trabalho realizado com competência e humanismo.

Postado em Institucional | Deixar um comentário

Você usa a ferramenta do planejamento para garantir o seu futuro? – por Luciano Fontana

 E nós, será que estamos planejando a nossa vida para garantir um futuro confortável? (Foto: pixabay.com)

E nós, será que estamos planejando a nossa vida para garantir um futuro confortável? (Foto: pixabay.com)

Nas últimas semanas tenho feito algumas palestras, em escolas públicas para alunos do ensino médio, sobre os benefícios e oportunidades que uma boa nota no ENEM pode trazer para suas vidas. Aproveito, também, para falar um pouco sobre as expectativas que cercam um jovem após o ensino médio, e como ele deve planejar esta etapa da sua vida, para que esta transição – ensino médio x mercado de trabalho – não seja frustrante.

E o que percebo é que poucos jovens tem se preparado e planejado para ingressar nessa nova fase, onde terão que enfrentar uma grande competição para uma vaga de emprego. E que provavelmente, selecionará aqueles que estarão mais qualificados.

Trazendo esta refexão para o nosso dia a dia, pergunto: e nós, será que estamos planejando a nossa vida para garantir um futuro confortável?

Tempos atrás, aprendi que o planejamento é fundamental para as conquistas que desejamos alcançar em nossa vida. E, desde então, tenho me esforçado para manter e cumprir com os objetivos traçados.

Mas vejo muitas pessoas frustradas ou infelizes, simplesmente porque não planejam a sua vida. Vejo pessoas que não planejam seus relacionamentos e reclamam do seu parceiro. Não planejam as suas finanças e reclamam que estão sempre sem dinheiro. Não planejam alcançar uma ocupação que lhe dê prazer em realizá-la e reclamam do seu trabalho.

A forma que conheço para evitar estas reclamações e buscar realizações para nossa vida é o planejamento. No próximo e-mail estarei falando um pouco mais sobre como fazer um planejamento eficiente.

Luciano Fontana – Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005); Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque (2010); Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com quatro certificações internacionais (Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association of Coaching – IAC, European Coaching Association – ECA e Global Coaching Community – GCC (2012)). Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB (2015). Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 11 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Vendas, Administração e Finanças. Com mais de 700 horas em cursos e treinamentos de aperfeiçoamento comportamental e profissional.

Postado em Institucional | Deixar um comentário
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital